segunda-feira, 8 de junho de 2009

Gestão Pública Interativa

Nos últimos meses tenho investido meus estudos, com ênfase, em gestão pública, desde a administração de empresas públicas até o nível da administração do poder judiciário, executivo e legislativo. Assim, através de pesquisas, tenho visto que o blog tem sido instrumento de comunicação entre o setor público e a sociedade em vários países espalhados pelo mundo para o desenvolvimento e crescimento de melhores políticas de atendimento à sociedade mundial, mas na República Federativa do Brasil ainda não ocorre desta forma e com a mesma intensidade de interação do setor público com a sua população ou o seu estrangeiro.
A gestão pública brasileira de forma geral não tem agregado valor à uma espécie de ouvidoria interativa relacionada à diversos assuntos que sejam relevantes para o crescimento do campo de abrangência do setor público, faltando, assim, um tipo de SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) do serviço público ligado à rede mundial de computadores, para que as informações cheguem ao consumidor ou utilitário do serviço com eficiência e agilidade.
Essa questão de interatividade do setor público com o seu 'público' melhoraria até mesmo na implantação de programas do Governo, mesmo que eles sejam de interesses políticos, mas pelo menos a sociedade poderia se relacionar de forma mais democrática e rápida na melhoria da gestão das 'coisas' públicas.
Fica aqui o exemplo da sociedade americana, que é benificiada com o site http://www.usa.gov/, um blog do Governo americano, o qual permite a participação por meio de comentários e informações, fazendo com que os gestores da coisa pública e a sociedade possam interrelacionarem-se para adquirirem melhorias em diferentes questões para ambas as partes.
Essa inovação de valor, que é o blog que interage o setor público com o seu cliente ou contribuinte, trás a possibilidade do cidadão auxiliar na resolução de problemas e colaborar para o país com atitudes conscientes e coerentes.
Caso conheça algum tipo de instituição pública brasileira, algum Ministério ou Secretaria da União, Estado ou município e/ou algum político, que utilize o blog como uma forma de gestão pública interativa, como no exemplo acima, faça um comentário, pois tenho interesses sobre o tema e levantarei em outros blogs esse tema, para que haja evolução nesta discussão. Grato!